IMPORTÂNCIA DO SSL -SEGURANÇA PARA SEU SITE

Você possui um site? Será que todos os seus usuários estão realmente seguros ao navegar nele? Saiba a IMPORTÂNCIA DO SSL – CERTIFICADO DE SEGURANÇA PARA SEU SITE.

Studio X Design

Fale conosco, nós podemos te ajudar

Cerca de 40% dos sites brasileiros ainda não usam protocolo de segurança chamado de SSL (Secure Socket Layer). A ausência desse recurso torna as páginas vulneráveis a ataques de hackers e outras formas de invasões, além de prejudicar os sites em mecanismos de busca, como no caso do Google.

A ausência desse recurso torna as páginas vulneráveis a ataques de hackers e outras formas de invasões, além de prejudicar os sites em mecanismos de busca, como no caso do Google.

Além disso, mesmo com todos os esforços e estratégias de SEO aplicadas, alguns sites não conseguem manter uma boa posição nas ferramentas de busca.

E esse número não para de crescer. Diariamente escutamos sobre novos casos onde pessoas tiveram seus dados pessoais (como cartão, telefone, imagens, etc…) roubados na internet.

Mas como trabalhar em ambos os problemas de uma maneira mais prática?

Com oCertificado SSL!

Garante a segurança para você e seus clientes, ele pode até mesmo melhorar o carregamento de seu site.

O que é um Certificado SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança criado pela Netscape que se tornou padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet.

Quando o seu navegador se conecta a um servidor SSL, ele automaticamente pedirá ao servidor um certificado digital da Autoridade Certificadora (CA).

Os certificados digitais SSL, oferecem autenticidade, informando ao usuário que ele está acessando realmente é o site original da empresa, e também garante que, através de criptografia, os seus dados informados no site não poderão ser acessados antes que sejam descriptografadas.

As informações ficam normalmente armazenadas no servidor onde o Certificado SSL está instalado, sendo o único lugar que podem ser desembaralhadas.

Dessa maneira, o roubo de dados se torna inviável e impossível, já que as informações e o conteúdo não podem ser lidos.

Como saber se um site possui o certificado?

Todos os sites que possuem esse certificado de segurança têm uma característica em comum:


Todos possuem o https:// na url da página e o famoso cadeado verde e exibem o nome “seguro”, ao passar o cursor do mouse sobre o endereço do site. Todos possuem o https:// na url da página e o famoso cadeado verde e exibem o nome “seguro”, ao passar o cursor do mouse sobre o endereço do site.

Alguns sites ambientes podem ter o domínio escrito em verde antes da url. Mas isso depende do tipo de Certificado que foi adquirido no site.

Exemplos:

Tipos de Certificados SSL
Seu site pode contar com 3 tipos diferentes de certificados, sendo eles DV, OV, ou EV.

DV: O Certificado do tipo Domain Validation é o mais básico que pode ser adquirido. Ele é emitido rapidamente e o com o menor valor de compra.

OV: São os Certificados Organization Validation. Eles solicitam mais informações da empresa contratante (Como o endereço, telefone e CNPJ) para emitir o Certificado do que o anterior.

Por ser necessária uma validação desses dados, seu processo de emissão é mais demorado e seu preço final, um pouco mais alto.

EV: O Certificado mais confiável e com a maior validação do mercado. O Extended validation é o responsável por deixar o nome da empresa em verde antes da URL.

É o mais caro dentre todas as opções e, assim como o OV, necessita de dados da companhia contratante.

Certificado Gratuito
Empresas como Facebook, Akamai e Mozilla apoiam e patrocinam Certificadoras de SSL, como a Let’s Encrypt para desenvolver e distribuir estes Certificados.

Contudo estas empresas, devido ao grande volume de requisições destes Certificados, deixam de verificar todos os dados do proprietário do site. Sendo assim, pessoas podem requisitar uma validação com informações falsas.

Por que adquirir um Certificado SSL para seu site?

 Carregamento:

Ao contrário do que muitos pensam, a aquisição de um Certificado SSL em seu site faz com que ele carregue de forma mais rápida e eficaz.

Privacidade
A principal função de um Certificado de Segurança SSL é garantir, bem, a segurança em seu site.

Você pode ver uma comparação e demonstração disso neste site: http://www.httpvshttps.com/

Mas o que exatamente ele está protegendo?

Quando alguém compartilha dados particulares em seu site através de formulários, pagamentos ou cadastros, todos estes dados são recolhidos pelo SSL e criptografados.

Dessa maneira eles ficam seguros e protegidos contra algum possível ataque ou roubo.

SEO
O Google leva também a segurança do site em consideração para o SEO.

Os seus algoritmos analisam se o seu ambiente possui um Certificado SSL e caso tenha, seu posicionamento será muito melhor.

Confiança

Para uma loja virtual, a confiança dos clientes é essencial para garantir a satisfação e o fechamento das compras.

Na presença deste cadeado verde, o usuário passa a ter mais tranquilidade, pois sabe que suas informações não poderão ser capturadas por pessoas mal intencionadas.

Conclusão

Um Certificado SSL pode trazer diversas vantagens para seu site, desde a segurança dele até um acréscimo em velocidade.

Por isso, não pense duas vezes em adquirir um Certificado SSL para seu site, seja ele um blog ou uma loja virtual.

Compartilhe com quem possa utilizar esta informação!

Nós podemos te ajudar com seu certificado SSL, clique aqui para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.